Campanha solidária Fotos Pró Rio. Participe você também!

(*foto de capa Nair Benedicto e texto original no site do Iandé aqui)

“Fotos Pró Rio” é o nome da ação solidária criada por grandes nomes da fotografia carioca: o festival de fotografia FotoRio, os espaços culturais Ateliê Oriente, Retrato Espaço Cultural e Galeria Aymoré. Essas instituições se uniram para lançar esse projeto de vendas de fotografias para a cidade do Rio de Janeiro. Além de ajudar os fotógrafos participantes, vítimas latentes dessa pandemia sanitária e política, a campanha também ajudará 3 ONG’S cariocas: Jongo da Serrinha, Solar Meninos de Luz e Redes da Maré.

.

Junte-se a essa campanha solidária e linda!
 

.

O projeto foi inspirado em outras campanhas solidárias que foram feitas pelo Brasil e pelo mundo (em Bergamo na Itália, por exemplo) para ajudar o combate ao COVID 19. Só para listar algumas campanhas, no Brasil tivemos o “150 fotos por São Paulo”, “150 fotos pela Bahia”, “Fotos por Minas”, POA 150 fotos”, “96 Awery – povos indígenas BA” e ainda em andamento temos “Fotografias pelo Ceará”, “Olhar Potiguar”, “Fotografia que mandaver- AL”, entre tantas outras.  O diferencial do “Fotos Pró Rio” é que os convidados são os curadores e não os artistas. Foram chamados 82 curadores que por sua vez chamaram até 5 artistas cada, totalizando mais de 450 artistas participantes. Cada curador cria sua linha curatorial, convida os artistas, que só podem participar de uma curadoria.

.

.

O lançamento foi feito através de uma live no instagram do projeto, no dia internacional da fotografia, dia 19 de agosto. A live, comandada pela Gabriela Davies, passou pelos diversos organizadores que explicaram todos os detalhes da campanha. Foi mencionada a importância da ação e a beleza em ver juntos mais de 500 curadores, artistas e fotógrafos de várias geracões, culturas e tempo de carreira em prol de uma bela ação. A campanha vai até dia 18 de outubro e conta com a participação de nomes fortes da arte e fotografia brasileira além de novos artistas brasileiros e internacionais como Rosangela Rennó, Ana Bella Geiger, Cabelo, Evandro Teixeira, Walter Firmo, Bob Wolfenson, entre muitos e muitos outros.
.

Fernanda Tafner, curadoria Ioana Mello

.

Pessoalmente, fico muito feliz de ter sido chamada como curadora e criar uma curadoria que vá de encontro com o trabalho que faço: um diálogo entre culturas. Os artistas que convidei, e que tão gentilmente aceitaram, são Fernada Tafner, Elsa Leydier, Benjamin Travade, Julio Villani e Shinji Nagabe. A sensação é de tentar agir em meio ao caos, reunindo boa arte, novos olhares e uma ação solidária frente a difícil e atual situação. Espero que todos entrem nessa roda solidária ou ciranda de afetos, como disse a fotógrafa Nana Moraes.  *Mais informações e a lista de curadores, artistas e imagens no site fotosprorio.com

Na mesma onda / À lire aussi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *