Muitas pessoas me pedem dicas de cursos de fotografia. Um curso de fotografia possibilita aprender técnicas novas, ver outros olhares, escutar diversas teorias e sobretudo dialogar com pessoas interessadas na imagem, sejam eles professores ou amadores. Essa troca é extremamente enriquecedora para entender melhor a imagem, seja na hora do enquadramento ou do observar.

 

Vamos começar com os cursos no Rio de Janeiro ou online, porque conheço melhor. Mas em breve, novo post com cursos em outros lugares também.

 

  • Ateliê Oriente: num apartamento super charmoso na Glória, 6 fotógrafos se juntaram para criar um lugar agradável em torno da fotografia. Eles oferecem cursos, palestras, concursos, exposições, livros sobre fotografia, e ainda um espaço de coworking. Para todos os gostos e bolsos pois algumas atividades são grátis e outras pagas. O grupo ainda lançou uma residência para fotógrafos em Tiradentes, durante o festival Foto em Pauta, que está em sua segunda edição.

 

Thiago Barros, Ateliê Oriente

 

  • Ateliê da Imagem: é um dos mais antigos lugares para estudar e pensar a fotografia no Rio – desde 1999 – e ainda está localizado numa bucólica casa na Urca. Conta com uma biblioteca, uma extensa grade de cursos de fotografia, de iniciação a aperfeiçoamento, passando por temáticas como movimento, estúdio… Além disso, conta com uma galeria, prêmios fotográficos e manifestações artísticas ligadas à arte, toda sexta-feira.

 

Ateliê da Imagem

 

  • EAV (Escola Artes Visuais do Parque Lage): A escola do Parque Lage trabalha com um discurso mais aberto de imagem, passando pela fotografia, imagem em movimento, vídeo, pintura… É um lugar agradável no Jardim Botânico, com inúmeros profissionais das artes disponíveis para um diálogo sobre teoria, curadoria, história e práticas. O espaço ainda conta com inúmeros eventos durante o ano, feiras de arte, exposições, manifestações, bienais, sempre em mente a experimentação e transformação através da arte.

 

Ana Dalloz, Ateliê Oriente

 

Online:

  • MOMA: o MOMA se juntou ao cursera e oferece vários cursos online ligados à fotografia e arte em geral. Um muito bom é o curso “Olhando através das fotografias”, um percurso por diferentes enquadramentos e discursos imagéticas ao longo da história da fotografia. O bom desses cursos online é que você faz de casa, no seu tempo e ritmo. E o melhor, existe um auxílio financeiro disponível para quem não têm condições de pagar a taxa financeira.

 

 

2 thoughts on “Dicas de cursos de fotografia no Rio de Janeiro

    1. hahahaha vim até conferir a foto, tinha me esquecido. 😉 obrigada, amor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *