Hoje todos nós assistimos a séries na TV ou internet. Pois essa semana tenho duas dicas de séries sobre a fotografia. Uma é mais antiga, do início dos anos 2000, se chama Contacts e teve três temporadas, cada uma abrangendo uma área da fotografia: o fotojornalismo, a fotografia contemporânea e a fotografia conceitual. A outra é a web-série brasileira No Olhar feita com o apoio da Secretaria da Cultura de Estado do Paraná e que discute a fotografia brasileira.

 

A série Contacts fala de um fotógrafo por episódio a partir de imagens emblemáticas de suas folhas de contato: a singularidade de um frame que não foi ampliado, o conjunto de imagens em sua totalidade, um quadro que mais tarde se torna conhecido. Nessa série vemos direitinho todo o trabalho do fotógrafo: preparação, experimentação, espera, antecipação… Robert Doisneau, Hiroshi Sugimoto, Jeff Wall, Thomas Ruff, Helmut Newton e mais 28 fotógrafos falam de suas séries, seus conceitos, suas ideias, a paixão pela fotografia. Muito é revelado sobre as características de cada um e sobre a mídia fotográfica em si.

 

A série está a venda em DVD e é facilmente encontrada no youtube e afins. Abaixo o episódio 1 da primeira temporada com Josef Koudelka.

 

 

No Olhar TV se concentra em fotógrafos brasileiros, suas trajetórias e a relação de cada um com a fotografia. Mesmo focada na carreira de cada fotógrafo, a série consegue brilhantemente falar da fotografia no Brasil, sua importância e sua história, além de discutir a linguagem fotográfica e seus diferentes caminhos possíveis. Didática, ela também perpassa as diferentes oportunidades viáveis para o fotógrafo nos dias de hoje, no Brasil e no mundo.

 

Você gosta de fotografia? Gosta de se expressar através da imagem? Gosta de pensar o mundo através da imagem? E como você vai construir esse caminho? – Bruno Veiga (temporada 2, episódio 9)

 

Ana Carolina Fernandes, temporada 2, episódio 4

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *