A arte não serve para nada.

Todo mundo fotografa bem com um celular hoje em dia.

Artista é vagabundo, perdido no mundo.

Cultura é desperdício de dinheiro.

 

Quem já não ouviu algum desses comentários? E outros tantos. Mas a arte não precisa servir para alguma coisa. Arte já é tudo.

 

A arte não serve para nada. A filosofia também não. Exceto como extensão da pessoa que se é, ou seja do homem que se é. O que se segue, e importa saber, é se o homem serve para alguma coisa. – Vergílio Ferreira

 

Mohamed Bourouissa

 

Em um lindo manifesto escrito como missão para sua fundação de arte, o colecionador africano Sindika Dokolo vai direto ao ponto quando fala de arte, cultura e África.

 

Ao promover a cultura da estética e do conhecimento no nosso continente país, estamos a dignificar o ser africano brasileiro. Este esforço de todos os atores culturais, a começar pelos Estados que são confrontados com o desafio da luta contra a pobreza e subdesenvolvimento, é uma celebração da humanidade em cada um de nós. Esta consideração de África Brasil por si mesma revela-se como auto-estima. Do olhar do outro, da sua admiração, nasce a consciência do nosso próprio valor. – Sindika Dokolo

 

Sim, arte importa, e serve para muita coisa, para dignificar e expressar o homem, para encorajar e ajudar também. Talvez não sirva para questões mais utilitárias e palpáveis… Se bem que, muitas escolas e empresas usam a arte hoje com um foco mais objetivo, explorando as formas como a arte pode falar diretamente com o ser humano, indo além do entretenimento e oferecendo estímulo, consolação e explicação a desafios reais de nossas vidas. A School of Life é uma dessas escolas que propaga esse pensamento, como podemos ver no vídeo abaixo, com ilustração e tudo.

 

 

Fica aqui meu manifesto pela fotografia. Como temos discutido nesse site, fotografia nos ajuda a pensar sobre nossa sociedade e nós mesmos. Serve, e muito.

One thought on “Manifesto

  1. “Exceto como extensão da pessoa que se é, ou seja do homem que se é. O que se segue, e importa saber, é se o homem serve para alguma coisa.”

    Palmas!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *