MOPA – Museum of Photographic Arts – no meio do Balboa Park em San Diego, Califórnia, é um espaço designado para as artes fotográficas. Entre uma biblioteca de livros de fotografia, um espaço expositivo, concursos anuais para jovens fotógrafos, um auditório, uma coleção de fotografias do século 19 e 20, e um gift shop, o museu MOPA existe desde 1984.

 

 

Esse ano, logo na entrada do museu, eles inauguraram uma sala chamada Ver é acreditar? (Seeing is believing?) que mostra, explica e exemplifica, para todas as idades, a história da imagem. Podemos ler histórias, questionar as dificuldades de se interpretar uma imagem e ver muitos exemplos de tudo isso, como ilustrações sobre a teoria da perspectiva ou as primeiras imagens 3-D com os estereoscópios, imagens de uma época pré-fotográfica. A sala termina com imagens tecnológicas dos smartphones, telas interativas que aguçam o interesse de todo público.

 

De uma maneira lúdica, podemos questionar e entender um pouco um complicado conceito importante e cotidiano dos dias de hoje: a imagem, sua interpretação e percepção. Como somos “traídos” pelos truques imagéticos, fotográficos e virtuais e como nem tudo que vemos é real ou verdadeiro. Coisas que já discutimos várias vezes aqui no photolimits.

 

 

Até final de setembro de 2017, o MOPA ainda tem um atrativo a mais; a exposição Genesis, de Sebastião Salgado, com a projeção do documentário Sal da terra, sobre o fotógrafo brasileiro. (Aliás, ótima dica para quem ainda não viu!) A exposição é enorme, perpassa todas as salas do museu e compreende mais de 200 imagens que apresentam inúmeras paisagens de nosso planeta, diferentes povos nativos e animais. Um espaço muito interessante para quem tiver oportunidade.

 

 

*MOPA – 1649 El Prado San Diego, CA 92101

*fotografias tiradas pela equipe do site no local

One thought on “MOPA – Museu da Fotografia de San Diego

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *