Paris Photo 2019

.Depois de uma longa pausa, estamos de volta. Entre projetos mil, férias necessárias e problemas técnicos, foram mais de 5 meses fora do ar. Mas voltamos com a programação habitual, agora quinzenal, de dicas, histórias, imagens e elocubrações.

© Pierre BULTEZ

.Aproveitando o grande evento da última semana em Paris, nada melhor que retomarmos falando do Paris Photo. Maior feira de fotografia, a edição 23 do Paris Photo trouxe 200 galerias para o Grand Palais. Fora toda a programação off que acontece em volta. Além do setor principal, o Paris Photo apresentou mais 4 setores: filmes, curiosa, prismas e fotolivros. Fora as conversas com artistas durante os 4 dias de feira.

.

Conversa com a fotógrafa Alice Quaresma

.

Uma feira é sempre uma feira, com stands visando imagens já certeiras que possam responder financeiramente ao grande investimento feito. Mas visto o tamanho da feira sempre tem espaço para algumas surpresas. Para a segunda edição do setor curiosa o curador anglo-ganês Osei Bonsu escolheu trabalhos contemporâneos que dialogassem com antigas técnicas fotográficas. O espaço ficou um pouco pequeno para tanta obra, mas tinha muito artista interessante: Elsa Leydier, Andrés Denegri, David Meskhi, Morvarid K., Roman Moriceau, entre outros.

.

Nate Lewis, Transparent Memory, 2018, Hand-sculpted paper inkjet print, Fridman Gallery, New York.

.

A fotógrafa oficial do convite do Paris Photo 2019 foi a sul africana Zanele Muholi, ativista visual contra a violência da comunidade LGBT. Junto a ela, sua galeria, Stenvenson, trouxe mais algumas fotógrafas sul africanas como Viviane Sassen e Mame-Diarra Niang. Nomes fortes, trabalhos diferentes. Também tivemos a participação da galeria brasileira Lume com as obras “Ramos” de Julio Bittencourt. O stand estava original e saiu dos fotógrafos e trabalhos óbvios, apostando.

.

Madame Victoire, 2019, Viviane Sassen. Courtesy of Stevenson

Conversa com a artista francesa radicada no Brasil, Elsa Leydier

Na mesma onda / À lire aussi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *